Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?

Vitamina D pode diminuir risco de diabetes tipo 2


01 de dezembro de 2011
Um estudo em conjunto do Centro de Pesquisas Alemão para Saúde Ambiental, do Centro Alemão de Diabetes e da Universidade de Ulm, na Alemanha, mostra que pessoas que têm grande concentração de vitamina D no sangue apresentam chance menor de desenvolver diabetes mellittus do que as que têm baixa quantidade dessa vitamina.

Acredita-se que este fenômeno possa ocorrer, entre outros fatores, em função do efeito anti-inflamatório da vitamina D.

O corpo humano é capaz de produzir vitamina D quando exposto a uma quantidade suficiente de luz solar. Os raios ultravioleta B que incidem na pele quebram o 7–dehidrocolesterol que se transforma na pré-vitamina D3. Posteriormente, fígado e rins terminam o processo de síntese da vitamina. Alimentos como peixes oleosos, ovos e laticínios podem complementar seus níveis no sangue.

Mas quem tem hábitos de vida que levam à menor exposição à luz solar ou vive em determinadas regiões do planeta está sujeito a apresentar carência dessa vitamina.

“Se estudos posteriores confirmarem nossos resultados, um foco na melhoria dos níveis de vitamina D para o público em geral poderia ao mesmo tempo reduzir o risco de se desenvolver diabetes”, diz Barbara Thorand, coautora da pesquisa.

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

AlphaGalileo