Esfregaço de sangue

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?
Também chamado: Contagem diferencial manual; morfologia celular
Nome formal: Esfregaço de sangue

A amostra

O que está sendo pesquisado?

O esfregaço de sangue permite avaliar leucócitos, hemácias e plaquetas. Essas populações de células são produzidas na medula óssea e liberadas na corrente sanguínea quando necessário. A função principal dos leucócitos é combater infecções. A das hemácias é transportar oxigênio para as células. As plaquetas são pequenos fragmentos de células que, ao serem ativadas, formam um tampão como parte dos primeiros passos da coagulação do sangue. O número de cada tipo de célula varia mas, em geral, é mantido dentro de limites específicos. Os números podem ser alterados com doença, estresse, exercícios intensos ou fumo.

O esfregaço de sangue permite observar as células do sangue no momento da colheita. Para preparar um esfregaço, é espalhada uma gota de sangue em uma camada fina sobre uma lâmina de vidro e corada com corantes especiais. Depois de seca, a lâmina é examinada por um especialista usando um microscópio.

A gota de sangue na lâmina contém milhões de hemácias, milhares de leucócitos e centenas de milhares de plaquetas. Sob o microscópio, os leucócitos corados podem ser vistos com facilidade e contados para avaliar a proporção de cada um de seus tipos. Além disso, permite avaliar se o tamanho, forma e aspecto das células correspondem ao que é considerado normal. É possível distinguir cinco tipos diferentes de leucócitos e determinar a proporção de cada um contando pelo menos 100 leucócitos sucessivos. Durante esse exame, são avaliados também o tamanho, forma e cor (indicativa do conteúdo de hemoglobina) das hemácias e o número de plaquetas presentes.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra de sangue obtida inserindo uma agulha em uma veia do braço ou picando um dedo ou orelha, ou, no caso de bebês, o calcanhar.

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, e Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Nenhuma preparação é necessária.