Estimativa da filtração glomerular

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?
Também chamado: Taxa de filtração glomerular calculada
Nome formal: Taxa de filtração glomerular estimada
Were you looking for Epidermal Growth Factor Receptor, also known as EGFR?

De relance

Por que fazer este exame?

Para avaliar a função renal.

Quando fazer este exame?

Quando o médico suspeita da presença ou do risco de uma lesão renal.

Amostra:

A taxa de filtração glomerular estimada é uma avaliação da taxa de filtração glomerular real baseada na dosagem de creatinina, que requer uma amostra de sangue colhida de uma veia do braço. A fórmula recomendada inclui também idade, gênero e etnia. Outras fórmulas podem incluir também peso e altura.

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

A amostra

O que está sendo pesquisado?

A estimativa da filtração glomerular é uma medida da função renal. Os glomérulos são pequenos filtros nos rins que removem resíduos do sangue, evitando a perda de componentes importantes, como células e proteínas. Os rins normais filtram cerca de 200 litros de sangue, produzindo aproximadamente 2 litros de urina. A taxa de filtração glomerular mede a quantidade de sangue filtrada pelos glomérulos em 1 minuto. Quando a função renal diminui devido a lesão ou doença, a taxa de filtração glomerular diminui e os resíduos se acumulam no sangue.

Doença renal crônica está associada a uma diminuição da função renal, em geral progressiva. Pode ocorrer em muitos estados clínicos, incluindo diabetes e hipertensão arterial. A detecção precoce de disfunção renal pode ajudar a diminuir a lesão. Isso é importante porque doenças renais podem não ser percebidas até a perda de 30% a 40% da função renal.

A medida direta da taxa de filtração glomerular é o modo mais preciso de detectar alterações da função renal, mas é complicada e, em geral, só é feita em ambientes de pesquisa. Por isso, o uso da taxa de filtração glomerular estimada é mais comum.

A estimativa da filtração glomerular é calculada com base na dosagem de creatinina no sangue. A creatinina é um produto do metabolismo muscular filtrado do sangue nos rins e excretado na urina em uma velocidade relativamente constante. Quando a função renal diminui, menos creatinina é excretada e sua concentração sanguínea aumenta. Com a dosagem de creatinina no sangue, pode-se fazer uma avaliação razoável da taxa de filtração glomerular real.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra de sangue obtida com uma agulha de uma veia do braço. Dependendo da fórmula usada, pode ser necessário saber idade, gênero, etnia, altura e peso do paciente.

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, and Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessária nenhuma preparação.

O exame

Perguntas frequentes

Pergunte ao laboratório

* indica um campo necessário



Por favor, indique se você é:   
  
  



Você deve fornecer um endereço de e-mail válido para receber uma resposta.



| |

Fontes do artigo

« Voltar para páginas relacionadas

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

S1
National Kidney Foundation. DOQI: Clinical Practice Guidelines. Available online: http://www.kidney.org/professionals/kdoqi/guidelines

S2
National Kidney Foundation. Glomerular Filtration Rate. Available online: www.kidney.org/kidneydisease/ckd/knowGFR.cfm

S3
National Kidney Foundation. Kidney Learning System: GFR. Available online: http://www.kidney.org/professionals/KLS/gfr.cfm

S4
Levey et al. A more accurate method to estimate glomerular filtration rate from serum creatinine: a new prediction equation. Modification of Diet in Renal Disease Study Group. Annals of Internal Medicine. 1999; 130(6):461-470.