Hematócrito

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?
Também chamado: Ht
Nome formal: Hematócrito
Exames relacionados: Hemograma

A amostra

O que está sendo pesquisado?

Hematócrito é uma medida da proporção de hemácias no sangue. O valor é expresso como um percentagem ou uma fração de hemácias no sangue. Por exemplo, um hematócrito de 40% significa que há 40 ml de hemácias em 100 ml de sangue.

O hematócrito se eleva quando o número de hemácias aumenta ou quando o volume de plasma diminui, como na desidratação. O hematócrito diminui até menos que o normal, indicando anemia, quando reduz a produção ou aumenta a destruição de hemácias, e quando há perda de sangue por hemorragia.

O hematócrito reflete o número de hemácias e seu volume (volume globular médio ou VGM). Se o tamanho das hemácias diminui, o hematócrito também diminui, e vice-versa.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra é obtida retirando sangue com uma agulha de uma veia do braço ou por uma picada em um dedo (crianças e adultos) ou em um calcanhar (em recém-nascidos).

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, e Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessária preparação.