Microalbuminúria e relação microalbuminúria/creatinina

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?
Nome formal: Microalbuminúria e relação microalbuminúria/creatinina

A amostra

O que está sendo pesquisado?

A microalbuminúria é um indicador precoce de insuficiência renal. Mede pequenas quantidades de albumina que o corpo começa a eliminar na urina anos antes de uma lesão renal se tornar evidente. A albumina é uma proteína produzida no fígado. Está presente em grande quantidade no sangue, mas quase nenhuma é eliminada na urina quando a função renal está normal. Entretanto, quando há lesão ou doença renal, a albumina é eliminada na urina. Isso é observado com freqüência em doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, em que quantidades maiores de proteínas na urina refletem graus maiores de insuficiência renal.

Como a molécula de albumina é pequena, ela é uma das primeiras proteínas detectadas na urina quando há lesão renal. Pacientes com níveis detectáveis consistentes de albumina na urina (microalbuminúria) tem um riso maior de desenvolvimento de insuficiência renal progressiva e doença cardiovascular no futuro. Medidas da microalbuminúria podem ser feitas usando urina colhida durante 24 horas, em um período específico (por exemplo, 4 horas ou durante a noite) ou em um momento aleatório.

A creatinina, um produto final do metabolismo muscular, é excretada de modo uniforme na urina. Sua quantidade na urina é relativamente estável. Como a concentração (ou diluição) da urina varia durante o dia, essa característica da creatinina permite que sua medida seja usada como fator de correção em amostras aleatórias de urina. Quando a creatinina é medida junto da microalbuminúria em uma amostra aleatória de urina, pode ser calculada a relação microalbuminúria/creatinina, que a American Diabetes Association considera ser o exame de escolha para triagem de microalbuminúria.

Como a amostra é obtida para o exame?

Você deve colher uma amostra aleatória de urina no consultório do médico ou no laboratório, uma amostra por período (por exemplo, 4 horas ou durante a noite), ou uma amostra de 24 horas. Seu médico ou o laboratório fornecerá um frasco e instruções para a colheita adequada da amostra de urina.

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, e Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessária preparação.