Mioglobina

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?
Nome formal: Mioglobina

De relance

Por que fazer este exame?

Para determinar se houve lesão muscular, em especial do músculo cardíaco. Para detectar níveis altos de mioglobina na urina, que podem causar lesão renal após lesão muscular extensa.

Quando fazer este exame?

A cada duas a três horas após dor torácica suspeita de infarto do miocárdio. Após lesão muscular traumática extensa.

Amostra:

Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou uma amostra aleatória de urina.

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

A amostra

O que está sendo pesquisado?

A mioglobina é uma pequena proteína transportadora de oxigênio encontrada nos músculos esqueléticos e cardíaco. Sua função é acumular oxigênio nas células musculares para a produção de energia necessária à contração muscular. Quando há lesão de músculos esqueléticos ou do músculo cardíaco, a mioglobina é liberada no sangue, em concentrações que podem ser medidas poucas horas após a lesão.

A mioglobina é filtrada do sangue pelos rins e excretada na urina. Se grandes quantidades forem liberadas no sangue, como após traumatismo grave, o excesso de mioglobina pode causar lesão renal e insuficiência renal.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra de sangue colhida inserindo uma agulha em uma veia do braço, para a mioglobina no sangue. Uma amostra aleatória de urina, para mioglobina na urina.

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, and Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Nenhuma preparação é necessária.

O exame

Perguntas frequentes

Pergunte ao laboratório

* indica um campo necessário



Por favor, indique se você é:   
  
  



Você deve fornecer um endereço de e-mail válido para receber uma resposta.



| |

Fontes do artigo

« Voltar para páginas relacionadas

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

S1
Wu, A. (2006). Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, Fourth Edition. Saunders Elsevier, St. Louis, Missouri.

S2
Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. Burtis CA, Ashwood ER, Bruns DE, eds. St. Louis: Elsevier Saunders; 2006. pp 815-817.

S3
Henry’s Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods. 21st ed. McPherson R, Pincus M, eds. Philadelphia, PA: Saunders Elsevier: 2007. pp 404-405.

S4
Pagana K, Pagana T. Mosby's Manual of Diagnostic and Laboratory Tests. 3rd Edition, St. Louis: Mosby Elsevier; 2006. pp 376-377.

S5
Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].