Testosterona

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?
Também chamado: Testosterona total
Nome formal: Testosterona
Exames relacionados: Hormônio Folículo Estimulante (FSH), Hormônio Luteinizante (LH), Globulina de Ligação de Hormônio Sexual (SHBG), testosterona livre e biodisponível (ver seção FAQ), diidrotestosterona (DHT), estradiol (ver Estrogênio), hormônio liberador de gonadotrofina, Sulfato de Desidroepiandrosterona (DHEAS)

De relance

Por que fazer este exame?

Para detectar níveis anormais de testosterona em pacientes do sexo masculino ou feminino. Nos homens, níveis anormais ajudam a explicar dificuldades com a ereção (disfunção erétil), para engravidar a parceira (infertilidade) ou puberdade prematura ou tardia. Nas mulheres, ajuda a explicar o surgimento de características masculinas (virilização), dificuldade de engravidar, além de servir como indicador da Síndrome do Ovário Policístico (SOPC).

Quando fazer este exame?

Pacientes do sexo masculino com suspeita de infertilidade ou que tenham dificuldade de manter a ereção, jovens do sexo masculino com maturidade sexual prematura ou tardia, jovens do sexo feminino que apresentam traços masculinos, como engrossamento da voz ou pelos corporais em excesso (hirsutismo) ou que se apresentam com amenorreia ou infertilidade.

Amostra:

Amostra de sangue retirada de veia do braço.