Triglicerídeos

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?
Também chamado: Triglicérides
Nome formal: Triglicerídeos

De relance

Por que fazer este exame?

Para avaliar o risco de doença cardíaca.

Quando fazer este exame?

Como parte do perfil lipídico durante um exame de saúde de rotina. Em pessoas com fatores de risco de doença cardiovascular ou que estão sendo tratadas por causa de níveis altos de triglicerídeos.

Amostra:

Uma amostra de sangue de uma veia ou de uma picada em um dedo.

É necessária alguma preparação?

Os padrões atuais recomendam que a colheita seja feita com a pessoa em jejum de 9 a 12 horas. Só é permitida a ingestão de água. Além disso, não deve ser ingerido álcool durante 24 horas antes da colheita.

A amostra

O que está sendo pesquisado?

Esse exame mede a quantidade de triglicerídeos no sangue, que são uma forma de gordura e uma fonte de energia importante para o corpo. A maior parte dos triglicerídeos se encontra no tecido gorduroso (adiposo) do corpo, mas uma quantidade circula no sangue para fornecer combustível para os músculos. Depois que a pessoa se alimenta, os níveis sanguíneos de triglicerídeos aumentam enquanto o corpo converte em gordura a energia que não vai ser usada imediatamente.

Os triglicerídeos são transportados pelo sangue do intestino para serem armazenados no tecido gorduroso. Entre as refeições, triglicerídeos são liberados do tecido gorduroso para serem usados como fonte de energia pelo corpo. A maior parte dos triglicerídeos é transportada no sangue por lipoproteínas chamadas lipoproteínas de densidade muito baixa (em inglês, VLDL, very low density lipoproteins).

Níveis altos de triglicerídeos no sangue estão associados a um risco aumentado de doença cardiovascular, embora as razões para isso não sejam bem compreendidas. Alguns fatores podem contribuir para elevar os níveis de triglicerídeos e para o risco de doença cardiovascular, incluindo falta de exercício, excesso de peso, fumo, consumo excessivo de álcool e problemas clínicos como diabetes e doença renal.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra de sangue é obtida inserindo uma agulha em uma veia do braço. Algumas vezes, uma gota de sangue é colhida puncionando um dedo com uma lanceta. Esse tipo de amostra é usado para avaliar o perfil lipídico (colesterol total, colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos) em um aparelho portátil usado, por exemplo, em uma feira de saúde.

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, and Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Os padrões atuais recomendam que a colheita seja feita com a pessoa em jejum de 9 a 12 horas. Só é permitida a ingestão de água. Além disso, não deve ser ingerido álcool durante 24 horas antes da colheita.

O exame

Perguntas frequentes

Pergunte ao laboratório

* indica um campo necessário



Por favor, indique se você é:   
  
  



Você deve fornecer um endereço de e-mail válido para receber uma resposta.



| |

Fontes do artigo

« Voltar para páginas relacionadas

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

Fontes usadas na revisão atual.

American Heart Association. Triglycerides. Available online at http://www.americanheart.org/presenter.jhtml?identifier=4778 through http://www.americanheart.org. Accessed September 2008.

Pagana K, Pagana T. Mosby's Manual of Diagnostic and Laboratory Tests. 3rd Edition, St. Louis: Mosby Elsevier; 2006. Pp 513-515.

(May 2001) Third Report of the National Cholesterol Education Program (NCEP) Expert Panel on Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Cholesterol in Adults (Adult Treatment Panel III). PDF available for download at http://www.nhlbi.nih.gov/guidelines/cholesterol/atp3full.pdf through http://www.nhlbi.nih.gov. Accessed September 2008.

(April 23, 2007) Mayo Clinic. VLDL cholesterol: What is it? Available online at http://www.mayoclinic.com/health/vldl-cholesterol/AN01335 through http://www.mayoclinic.com. Accessed September 2008.

(June 21, 2008) Mayo Clinic. Triglycerides: Why do they matter? Available online at http://www.mayoclinic.com/health/triglycerides/CL00015 through http://www.mayoclinic.com. Accessed September 2008.

Fontes usadas em revisões anteriores

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

American Heart Association. What are healthy levels of cholesterol? Available online at http://216.185.112.5/presenter.jhtml?identifier=183.

American Heart Association. Cholesterol, Home testing devices. Available online at http://www.americanheart.org/presenter.jhtml?identifier=4501 through http://www.americanheart.org. Accessed August 2007.