Contagem de leucócitos

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?
Nome formal: Contagem de leucócitos
Exames relacionados: Hemograma, esfregaço de sangue

De relance

Por que fazer este exame?

Se o médico acha que o paciente pode ter uma infecção ou uma doença que afeta a produção de leucócitos, e para monitorar tratamento.

Quando fazer este exame?

Como parte do hemograma, que pode ser pedido por muitas razões.

Amostra:

Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou por uma picada em um dedo (crianças e adultos) ou em um calcanhar (recém-nascidos).

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

A amostra

O que está sendo pesquisado?

A contagem de leucócitos mede o número de leucócitos em um volume de sangue. Contagens anormais altas ou baixas podem sugerir a presença de doenças. Os leucócitos são produzidos na medula óssea, protegem o corpo contra infecções e participam de reações imunológicas. Quando há uma infecção, eles atacam e destroem as bactérias, os fungos ou os vírus causadores.

Como a amostra é obtida para o exame?

A amostra é obtida com uma agulha inserida' em uma veia do braço ou com uma picada em um dedo (crianças e adultos) ou em um calcanhar (recém-nascidos).

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, and Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessária nenhuma preparação.

O exame

Perguntas frequentes

Pergunte ao laboratório

* indica um campo necessário



Por favor, indique se você é:   
  
  



Você deve fornecer um endereço de e-mail válido para receber uma resposta.



| |

Fontes do artigo

« Voltar para páginas relacionadas

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

S1
Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

S2
Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

S3
Susan J. Leclair, PhD, CLS(NCA). Professor of Medical Laboratory Science, Department of Medical Laboratory Science, University of Massachusetts, Dartmouth, MA.

S4
Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (© 2007). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 8th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO. Pp 1003-1008.