Doenças pulmonares

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?

Pulmões

Os pulmões são parte do sistema respiratório e se localizam no tórax, dentro da caixa torácica e acima do diafragma. São órgãos complexos formados por tecido esponjoso elástico, cuja função é absorver oxigênio e eliminar dióxido de carbono.

O oxigênio entra nos pulmões quando inspiramos. É distribuído por um sistema de tubos chamado árvore brônquica, com ramos de diâmetro decrescente (chamados brônquios e bronquíolos), que terminam em pequenos sacos (alvéolos) onde o oxigênio passa para a corrente sanguínea, enquanto o dióxido de carbono, um resíduo de nosso metabolismo, passa do sangue para os pulmões. A absorção do oxigênio e sua distribuição pelo sangue para todos os tecidos é fundamental para a função de todas as células do corpo. A remoção do dióxido de carbono é necessária para manter o equilíbrio ácido-base do corpo.

Os pulmões contêm um sistema de defesa, incluindo células imunológicas e muco, que nos protege de muitos componentes nocivos do ar, como poeira, polens, bactérias, vírus, fumaça e substâncias voláteis.

Seguinte »