Doenças do pâncreas

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?

O que é o pâncreas?


O pâncreas é um órgão achatado com cerca de 15 cm de comprimento, com partes chamadas cabeça, corpo e cauda. Fica entre o fígado e a coluna vertebral, e sua cabeça está em contato com o duodeno. No pâncreas, pequenos ductos convergem para um ducto principal que percorre todo o órgão, da cauda à cabeça, transportando as secreções pancreáticas para o duodeno. O ducto colédoco atravessa a cabeça do pâncreas, trazendo bile do fígado e da vesícula biliar. Os ductos colédoco e pancreático se juntam logo antes de chegar ao duodeno, onde têm uma abertura comum.

O pâncreas tem dois tipos de tecido:

  • Pâncreas exócrino - Produz enzimas que digerem gorduras, proteínas e carboidratos. Elas são excretadas em formas inativas que são ativadas no duodeno. O pâncreas exócrino também produz bicarbonatos, que neutralizam o ácido do estômago.
  • Pâncreas endócrino - Produz os hormônios insulina e glucagon, que são liberados no sangue e regulam o transporte de glicose para dentro das células do corpo, sendo, assim, vitais para a produção de energia nas células.

Seguinte »