Recomendações para ajudar crianças na colheita de exames

Compartilhe esta página
Imprimir este artigo
Esta página foi útil?

Resumo

Crianças precisam menos que adultos de exames laboratoriais, mas há momentos em que eles são necessários. É possível ajudá-las a lidar com a ansiedade, o desconforto e a dor. Seguem algumas recomendações gerais para lidar com crianças durante procedimentos médicos e colheita de sangue, urina, fezes e material da garganta.

 


Esse artigo é parte de uma coleção com recomendações [ata colheita de exames laboratoriais. Para outras informações, leia Lidando com a dor e a ansiedade relacionadas com exames, Recomendações para os exames de sangue e Recomendações para ajudar idosos com seus exames.

 


Prepare a criança — Explique com calma porque e como a amostra será colhida, e dê tempo à criança para se adaptar à ideia antes de ser tocada por qualquer pessoa.

Estimule treinamentos — Em casa ou em um ambiente confortável, sugira modos para a criança ensaiar, usando, por exemplo, bonecos.

Ajude-a a criar uma perspectiva — Relacione a parte do procedimento que a criança acha assustadora com situações familiares para ela. Por exemplo, diga que tudo será rápido como subir a escada em casa ou cantar uma canção conhecida.

Planeje uma recompensa — Pode ser útil dizer que ela vai ganhar alguma coisa depois.

Seguinte »